Pontuação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


 Nota: Este artigo é sobre o conceito gramatical. Para o conceito em informática, veja Pontuação (jogos eletrônicos).

Pontuação é um ramo ou recurso da ortografia,[1] que permite expressar exclusivamente na língua escrita um espectro de matizes rítmicas e melódicas características da língua falada, pelo uso de um conjunto sistematizado de sinais sintáticos (sinais gráficos e não gráficos).[2] Ou seja, a pontuação têm por finalidade assinalar as pausas e as entonações da linguagem falada na linguagem escrita, separando expressões e orações que precisam ser destacadas.[2][3]

Os sinais de pontuação são marcações gráficas que servem para compor a coesão e a coerência textual além de ressaltar a clareza e especificidades semânticas e pragmáticas.[4]

Pontuações[editar | editar código-fonte]

Existem alguns sinais. São eles:

  • Ponto (.) — Usa-se no final do período, indicando que o sentido está completo. Também é usado nas abreviaturas (Dr., Exa., Sr.).
Exemplo: Ele foi ao médico e levou uma injeção.
  • Vírgula (,) — Marca uma pequena pausa e também uma separação de membros de uma frase. Nem sempre correspondente às pausas (mais arbitrárias) do texto falado.[5] É usada como marca de separação para: o aposto; o vocativo; o atributo; os elementos de um sintagma não ligados pelas conjunções e, ou, nem; as orações coordenadas assindéticas (não ligadas por conjunções); as orações relativas; as orações intercaladas; as orações subordinadas e as adversativas introduzidas por mas, contudo, todavia, entretanto e porém. Deve-se evitar o uso desnecessário da vírgula, pois ela dificulta a leitura do texto. Por outro lado, ela não deve ser esquecida quando obrigatória.
Exemplo: Andava pelos cantos e gesticulava, falava em voz alta, ria e roía as unhas.
  • Ponto e vírgula (;) — Sinal intermediário entre o ponto e a vírgula, que indica que o sentido da frase será complementado. Representa uma pausa mais longa que a vírgula e mais breve que o ponto. É usado em frases constituídas por várias orações, algumas das quais já contêm uma ou mais vírgulas; também para separar frases subordinadas dependentes de uma subordinante; como substituição da vírgula na separação da oração coordenada adversativa da oração principal.
  • Dois pontos (:) — Indicam um prenúncio, comunicam que se aproxima um enunciado. Correspondem a uma pausa breve da linguagem oral e a uma entoação descendente (ao contrário da entoação ascendente da pergunta). Anunciam:[6]
Antes de um discurso direto (fala) de uma personagem, nos diálogos de um texto:
Então ele disse: — Estou cansado de tanta confusão! Antes de um esclarecimento e/ou resumo:
E foi assim que aconteceu: elas foram embora mais cedo. Antes de uma citação:
Como afirmou Descartes: “Penso, logo existo”. Antes de um exemplo ou observação.:
Observação: cada atleta deverá trazer uma camiseta colorida. Antes de uma enumeração, para mostrar itens de uma justa posição:
Quando um navio está prestes a afundar, entram no bote salva-vidas primeiro: crianças, idosos e adultos.
  • Ponto de interrogação (?) — Usa-se no final de uma interrogação (pergunta).
  • Ponto de exclamação (!) — Usa-se no final de qualquer frase que exprime sentimentos, emoções, dor, admiração, ironia, surpresa ou estados de espírito.
  • Reticências (…) — Podem marcar uma interrupção de pensamento, indicando que o sentido da oração ficou incompleto; ou uma introdução de suspense, depois da qual o sentido será completado. No primeiro caso, a sequência virá em maiúscula — uma vez que a oração foi fechada com um sentido vago proposital e outra será iniciada à parte —. No segundo caso, há continuidade do pensamento anterior, como numa longa pausa dentro da mesma oração, o que acarreta o uso normal de minúscula para continuar a oração.
Exemplos:
Ah, como era verde o meu jardim... Não se fazem mais daqueles.
Foi então que Manoel retornou... mas com um discurso bastante diferente!
  • Aspas (« » ou “ ”) — Usam-se para delimitar citações; para referir títulos de obras; para realçar uma palavra ou expressão.
  • Parênteses "( )" — Marcam uma observação ou informação acessória intercalada no texto.
  • Travessão (—) — Marca o início e o fim das falas em um diálogo, para distinguir cada um dos interlocutores; as orações intercaladas; os apostos; as sínteses no final de um texto. Também usado para substituir os parênteses.
  • Meia‐risca (–) — Separa extremidades de intervalos.
  • Parágrafo — Constitui cada uma das secções de frases de um escritor; começa por letra maiúscula, um pouco além do ponto em que começam as outras linhas.
  • Colchetes ([]) — utilizados na linguagem científica.
  • Asterisco (*) — empregado para chamar a atenção do leitor para alguma nota (observação).
  • Barra (/) — aplicada nas abreviações das datas e em algumas abreviaturas.
  • Hífen (-) — usado para ligar elementos de palavras compostas e para unir pronomes átonos a verbos (menor do que a Meia−Risca).

Críticas ao uso comum da pontuação[editar | editar código-fonte]

Teóricos da linguagem, como o francês Henri Meschonnic, consideram que a pontuação como usada atualmente tende apenas a organizar logicamente o texto, não por seus elementos rítmicos e melódicos, tendo tal uso origem no chamado Cartesianismo. Com base nesta deformação rítmica produzida pelo uso lógico da pontuação, muitos poetas como Guillaume Apollinaire, Allen Ginsberg e o próprio Meschonnic aboliram a pontuação em sua escrita poética.

Outro autor que faz um uso não tradicional de pontuações é o português José Saramago, que o faz em seus textos em formato não-poético, chegando a escrever frases que "duram" mais de uma página.

Referências

  1. Comunicação, Tamer (16 de setembro de 2013). «Saiba a diferença entre erro de ortografia e de gramática». Diário Catarinense. Click RBS. Consultado em 27 de junho de 2016 
  2. a b «Pontuação». Norma Culta - Gramática Online. Consultado em 27 de junho de 2016 
  3. Viana de Moraes, Jorge (13 de outubro de 2008). «Sinais de pontuação - definições: Usos atuais». Especial Pedagogia & Comunicação. UOL Educação. Consultado em 27 de junho de 2016 
  4. Ana Paula de Araújo. «Pontuação». InfoEscola. Consultado em 13 de junho de 2013 
  5. Sabrina Vilarinho. «Sinais de Pontuação». Brasil Escola. Consultado em 13 de junho de 2013 
  6. «Dois pontos». Norma Culta - Gramática Online. Consultado em 27 de junho de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.